Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ouvir é uma arte

por Wilson Francisco


Hoje, Senhor, quedo-me diante de ti para confessar que estou descobrindo caminhos novos.

Diante de criaturas que falam de suas dores, consigo ouvi-las com a alma.

Antes, havia um burburinho em minha alma e eu tinha uma infinidade de verdades,

de ansiedades que se acotovelavam em meu peito, impedindo-me de sentir a dor do outro.

Eu consigo me calar integralmente e, então, as palavras das outras pessoas penetram em meus ouvidos

e deslizam pelo meu corpo e alma e encontram guarida em meu coração e um porto seguro em meus pensamentos.

Sabe, Senhor, às vezes eu nem preciso responder ou finalizar caminhos.

Elas, as outras pessoas, por si só vão encontrando soluções para os seus problemas.

É maravilhoso, Senhor, observar essas outras pessoas andando calmamente, após ter realizado suas confissões.

Assemelham-se a passarinhos que encontram seus ninhos e as mães que as acalentam no peito.

Uma outra descoberta eu fiz, Senhor.

Posso ver as pessoas em situações de um jeito diferente.

É gostoso ver o outro lado, ver o que elas sentem e pensam sem que eu faça um julgamento pré-concebível.

Antes eu observava tudo com os olhos de ontem,

tendo como referência o que aprendera ou as atitudes que elas tiveram no passado.

Era complicado e, às vezes, doloroso.

Pois é, agora estou aprendendo a olhar, com o coração... olhar a alma de tudo e de todos.

É só dizer o que sinto em sintonia com o universo ou com a alma da própria pessoa.

Aprendi que não tenho todos os caminhos nem soluções.

Sou também um viajante desse universo e só posso iluminar meus caminhos ou aqueles que eu já percorri.

O que posso dizer, Senhor, é que elas façam o melhor por si mesmas,

amem-se intensamente e se perdoem infinitamente.

Ah, Senhor! Quantas pedras carreguei em meus ombros; quantas imagens nocivas guardei em meu cérebro e coração.

Agora, quero ser livre, quero me libertar de medos e culpas para poder levar com mais leveza minha vida.


Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=21967

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails